domingo, 7 de setembro de 2014

O poder da Comunicação Interna dentro de uma Organização

Que tal falarmos hoje de Comunicação Interna e Falha na Comunicação?




      Muitas pessoas não sabem o que significa, nunca vivenciaram , nunca participaram, não tem a minima ideia.
O ser humano nunca teve acesso a tantas informações, como na era atual, como também nunca se comunicou tanto, graças aos novos meios de comunicação.
As organizações ou as empresas vem mais se importando com os meios de trabalho, a qualidade de vida, a produtividade e os entendimentos dos seus colaboradores.

        O ponto de partida para o alinhamento e discurso de uma organização é a comunicação interna.
Mesmo com o surgimento de tantos novos meios de comunicação, as empresas investem na comunicação interna baseada na humanização e nas mensagens diretas sem ruídos.
Apesar das novas tecnologias e tentativas das organizações de adotar as redes sociais, o velho método do cara a cara tem predominado nas organizações para humanizar e trazer a menos distância entre lideres e liderados. Ainda sim, mesmo que prevaleça, também é necessário considerar as mudanças nos processos comunicacionais e tecnologias nestes últimos anos.

O que essas organizações estão pensando?


       Uma equipe de trabalho em sintonia com os objetivos da empresa é uma equipe mais produtiva, mais eficaz, com muita mais eficiência e melhor produtividade.
Quando há este tipo de comunicação com o publico interno, surge a estrategia para estreitar a relação e criar envolvimento eliminando a hierarquia, e todos passam a ter voz e importância dentro do processo.
Folheando uma dessas revistas de Rh, li uma entrevista da Michele Colombo, gerente de comunicação da P&G que Conquistar a fidelidade dos colaboradores em meio de tantas ofertas de emprego no mercado e acesso a informação é um grande desafio a serem considerados pelas organizações, sejam elas públicas, privadas e sem fins lucrativos. Fidelidade se conquista com confiança e esta também se faz por meio de uma comunicação interna bem planejada.

As organizações se tornam uma grande emissora constante de informações, na qual tem a função e poder de transmitir uma mensagem para um público utilizando canais de comunicação eficientes para evitar, fofocas, rádio peão e rumores, ou os tais ruídos.

Daí é possível compreender melhor os objetivos da comunicação interna:
  • Trazer a transparência das comunicações nas organizações;
  • Divulgar a cultura, os valores, a missão, os planos de ações, os resultados e as metas;
  • Motivação, liderança e envolvimento da equipe.
Não basta só comunicados, informativos nos murais, e-mails, jornais, devemos usar a comunicação interna como uma forma de aproxima-lo do negócio, de forma engajá-lo, enxergando a companhia como sua, isso é essencial para a produtividade desses funcionários.






Falha da Comunicação


           Vocês sabiam que colaboradores mal informados na sua organização podem se tornar verdadeiras “Bombas relógios" ?
Isto pode refletir em falhas comportamentais e de procedimentos que poderão causar prejuízos à sua empresa. Os resultados que as organizações sempre buscam muitas vezes não acontecem por uma falha na comunicação.
Muitos gestores após instruírem seus liderados, esquecem de fazer uma pergunta simples e fácil de compreender; "você entendeu"? Faltando então um feedback.
Quando uma pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma que falamos, pode facilitar ou dificultar o entendimento de uma pessoa. Devemos sempre ser claros e objetivo nas informações.
Se ainda após toda informação ficou dúvidas, devemos mudar a forma da explicação, mostrar, praticar e se certificar que a pessoa compreendeu tudo que lhe foi falado.







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