Líder, liderança, lidar ...
Querem saber de que é feito um líder?
As pessoas sentem-se estimuladas
com a palavra liderança.
Os administradores
de todos os níveis em todos os setores interessam-se por essa questão, eles
acreditam
que a resposta proporcionará melhora no desempenho da organização e no sucesso
das carreiras pessoais, esperam adquirir as habilidades que transformarão um simples
administrador em um verdadeiro líder. Felizmente,
a liderança pode ser ensinada e aprendida.
A
liderança parece ser a convocação de habilidades possuídas por uma maioria, mas
utilizada por uma minoria. “Porém algo que pode ser aprendido por qualquer
pessoa, ensinado a todos, não devendo ser negado a ninguém”.
Para começar, um líder é alguém que influenciam
os outros a atingir metas, quanto maior o número de seguidores, maior será a
influência, e quanto mais bem sucedida à realização de metas importantes será
mais evidente esta liderança.
Líderes
excepcionais têm visão, conduzem pessoas e organizações, tem direções, podem
lançar empreendimentos, formar culturas organizacionais, são estrategistas que
agarram oportunidades que outros deixam de perceber, mas também são detalhistas
apaixonados atenciosos às pequenas realidades fundamentais que podem realizar
ou destruir o maior dos planos.
O líder é então visto como alguém que pode trazer benefícios não somente para o grupo em geral, mas também para cada membro desse grupo em particular
O líder é então visto como alguém que pode trazer benefícios não somente para o grupo em geral, mas também para cada membro desse grupo em particular
O estudo
de McClelland diz que: "existem certas necessidades que são aprendidas e
adquiridas socialmente através da interação com o meio ambiente." (Montana &Charnov, 1999:213) Sua
teoria considera três motivos:
·
A necessidade
de realização;
·
A
necessidade de poder;
·
A
necessidade de afiliação.
De acordo
com McClelland: "as pessoas que demonstram forte necessidade de realização,
são particularmente responsivas aos ambientes de trabalho nos quais podem
atingir o sucesso através de seus próprios esforços.
“Na realidade, a motivação pela realização é,
em grande parte, uma teoria para empreendedores.” (Montana &Charnov, 1999:213)
Conforme
citação de Idalberto Chiavenato,"a liderança é um processo chave em todas
as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas
que trabalham com ele.
A liderança é uma forma de influência, é
uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o
comportamento de outra pessoa, de maneira intencional." (Chiavenato,
1999:553-627)
Você está feliz e satisfeito no seu trabalho?
O que leva a desmotivação e insatisfação de um colaborador?
A insatisfação e desmotivação no trabalho pode estar ligada a diversos fatores, sejam eles externos ou internos. Os fatores externos são aqueles ligados ao ambiente de trabalho, a própria equipe, ao chefe, as condições do local de trabalho, ao salário, a probabilidade de crescimento profissional etc., já os fatores internos, são referentes a saúde psíquica do trabalhador, assim como, o relacionamento interpessoal e familiar.
É necessário saber identificar as causas dessa insatisfação.
Problemas pessoais afetam diretamente no trabalho, causando baixo rendimento, desmotivação, atrapalhando o bom funcionamento da empresa, gerando conseqüentemente conflitos internos, como baixa estima, desanimo e apatia. Já a desmotivação diretamente no trabalho, a maioria das vezes é a falta de reconhecimento do profissional.
Motivação e Satisfação
Duas palavras que andam juntas rumo ao sucesso
Uma pessoa motivada é uma pessoa satisfeita.
A motivação comprova-se como um grande potenciador da nossa qualidade de vida. O colaborador motivado, sente-se mais envolvido com a empresa e não esconde o desejo de ser valorizado e crescer na carreira.As organizações que canalizam este potencial, tem mais produtividade e não se queixam de rentabilidade, pois os resultados das empresas tem muito a ver com o desenvolvimento do colaborador.
Todos os colaboradores tem necessidade de ser valorizado e não esconde que quer crescer profissionalmente dentro ou fora das organização.
Segundo
Idalberto Chiavenato (1999): “a motivação é o desejo de exercer altos níveis de
esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela
capacidade de satisfazer objetivos individuais”.
A motivação depende da direção
(objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.
Uma
necessidade significa uma carência interna da pessoa e que cria um estado de
tensão no organismo. Daí o ciclo motivacional. As teorias de conteúdo da
motivação procuram dar uma visão geral das necessidades. “Dentre elas, a teoria
da hierarquia das necessidades aponta para necessidades fisiológicas, de
segurança, sociais, de estima e de auto-realização.”
Quem é responsável pela motivação das pessoas dentro de um ambiente organizacional?
A própria pessoa que deve se auto abastecer de motivação pessoal ou a motivação é uma função gerencial?
Argumenta-se que
a motivação está contida dentro das próprias pessoas e pode ser amplamente
influenciada por fontes externas ao indivíduo ou pelo seu próprio trabalho na
empresa, assim dinamiza-se através das necessidades
humanas.
Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser
chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. Certas
necessidades são basicamente semelhantes quanto à maneira pela qual fazem as
pessoas organizarem seu comportamento para obter satisfação.
O gerente de uma organização deve saber como extrair do ambiente de trabalho as condições externas para
elevar a satisfação profissional.
O
terreno da motivação é ainda muito nebuloso. Apesar da enorme quantidade de
pesquisas sobre a motivação não existe ainda conclusões cientificamente
corretas sobre o assunto.
As empresas querem funcionários motivados, mas não
sabem como motivá-los.
É sempre
importante vincular recompensas a desempenhos, quando não há reconhecimento e
algum tipo de motivação e os indivíduos percebem essa relação , os resultados
serão de baixo desempenho, diminuição na
satisfação no trabalho e aumento nas estatísticas de rotatividade e absenteísmo.
Lendo
Stephen P. Robbins, fica evidente a função do gerente de motivar o empregado.
Isto fica
claro na colocação em que os empregados têm necessidades diferentes e, portanto,
não devem ser tratados da mesma forma.
Devem ser
estabelecidas metas e dados, assim os respectivos feedbacks sobre seu progresso.
Os colaboradores devem participar de decisões que os afetem, com o objetivo de
motivá-los a aumentar a produtividade, o compromisso de trabalhar metas, assim
gerando a satisfação do empregado no trabalho.
Fonte: Cena do Filme Desafiando Gigantes.
https://www.youtube.com/watch?v=wNyJZcIeLAU
Abraham Maslow, um famoso psicólogo americano, entendia a motivação humana como uma pirâmide hierárquica de cinco necessidades:
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching-e-psicologia/piramide-de-maslow-e-motivacao-profissional-2/
A última necessidade proposta por Maslow está ligada à motivação que leva cada um a agir.
Essa separação de necessidades defendida por Maslow possibilita entendermos como funciona o comportamento humano, que não visa somente sobrevivência e segurança, mas também crescimento e evolução.
QVT - Qualidade de vida no Trabalho
Como você se sente na empresa que trabalha, somente mais um número ou um número que soma e multiplica?
Você está em dia com suas necessidades ou vontades?
Se sente realizado?
Passamos mais tempo na empresa que com nossa família e amigos.
Quando o assunto é QVT já imaginamos uma empresa com sala de descanso, sala de jogos, sala de massagem, muitos beneficios, uma boa vida no trabalho.
Não é nada disso! Sabemos que é a realidade é bem diferente.
Vem se tornando cada vez mais uma preocupação para a Administração Pública e empresas, devido a ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e produtividade, podendo se destacar por vários itens que formam um conjunto de fatores que interferem no desempenho do funcionários.
- A satisfação com o trabalho executado;
- As possibilidades de futuro na organização;
- O reconhecimento pelos resultados alcançados;
- O salário percebido;
- Os benefícios auferidos;
- O relacionamento humano dentro do grupo e da organização;
- O ambiente psicológico e físico de trabalho;
- A liberdade e responsabilidade de decidir;
- As possibilidades de participar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário