Fonte: Trabalho realizado para a cadeira de direção de cinema na PUC-Rio. Direção Juliano Valença.
https://www.youtube.com/watch?v=hzg_sWjUisA
Dá só uma olhada nisso!
Este vídeo foi feito por uma turma de alunos de cinema da Faculdade Puc no Rio de Janeiro, onde eles expressam a definição da comunicação. O próprio vídeo já define a Comunicação e sua importância.
Baseado nas teorias de Lasweel, o modelo comunicativo em 1948 indica que o ato da comunicação resume-se em responder às seguintes perguntas:
Quem; diz o quê, através de que canal, com que efeito.
Daí, deu-se dentro da comunicação os seus elementos, seus processos e canais.
Para que a transmissão da informação ocorra adequadamente, são necessários 6 elementos:
EMISSOR – MENSAGEM – CÓDIGO – MEIO – RECEPTOR – FEEDBACK
- Emissor – o que emite a mensagem.
- Receptor – o que recebe a mensagem.
- Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.
- Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.
- Canal de Comunicação (meio) – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar…
- Feedback - dar retorno, resposta.
- Também existentes:
- Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.
- Ruído – qualquer perturbação na comunicação.
‘‘Se um individuo transfere a resposta que deu a um estímulo para outro estimulo diferente, diremos que ele aprendeu, e se um individuo começa a responder de forma diferente a um estimulo a que já tenha respondido antes, diremos que aprendeu.’’ (BERLO, DAVID K. 1991,p 82.).
Nós como comunicadores precisamos atender os desejos do individuo, e muitas vezes nossos objetivos exigem aprendizagem por parte dos receptores.
Fonte: (http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-263.
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